13 de agosto de 2009 | By: Rita Seda Pinto
Lírios ou borboletas? Rita Seda

Sou amiga de flores e de bichinhos... As flores a gente planta, os bichinhos vão aparecendo, atraídos pelo perfume e colorido!
Plantei uma boa quantidade de hemerocalis, uma espécie de lírios de diversas cores e floração abundante.
Todo ano, quando começam a produzir suas belas e provocantes flores, fico toda feliz admirando, fotografando,
analisando as cores e ansiosa para ver se houve alguma mixigenação. Nunca houve. Branco puro, rosa claro, rosa escuro,vermelho, lilás e amarelo ouro. Digo só, mas já é bastante...
São cachos enormes, com muitos botões, que vão se abrindo enquanto as flores mais velhas vão murchando e caindo...
Por esse motivo eles duram...
Ao mesmo tempo abrem-se os agapantos:brancos, azuis e roxos. Também lindos. Diferentes, uma bola de florezinhas originais.
Borboletas vermelhas, amarelas,lilazes,alaranjadas, brancas, multicoloridas e de diferentes tamanhos fazem a festa, beijando as flores num baile animado de coreografia livre,sem ensaio...Ao meio do tempo da época da floração notei que os lírios definhavam e acabavam em um montinho de folhas pegajosas. Entre triste e curiosa, examinei-os mais de perto. Milhares de lagartas as devoravam. A primeira reação foi buscar um vidro de inseticida e ataca-las. Surpresa!As plantas também morreram...Não dava conta de acabar com os insetos. Claro que fiquei muito triste, mas refleti no sinal daquele combate...Não seria eu a vencê-lo, solução: aceitar a derrota.
Algum tempo depois, notei a presença de borboletas azuis, enormes, aveludadas,enfeitadas por manchas brancas bem redondinhas e listas douradas. Um grito de surpresa escapou de meu peito, eram muitas. Foi assim que, sem precisar pensar muito, concluí que era o fim da metamorfose das lagartas que comeram os meus lírios...
E em todos os anos acontece a mesma coisa: alguns lírios, no princípio da floração dão o ar da graça e... curta-os quem chegar logo!
Depois, vem a comilância, a espera, e a agradável visão das rainhas das borboletas: as azuis. Jóias da natureza, de vida tão breve, que se não formos espertos, chegarão, passarão e só voltarão no ano que vem!