5 de setembro de 2009 | By: Rita Seda Pinto

Bisavós corujas...


Yasmin é a bisneta que aparece na foto. É a alegria de nossa vida...

Retalhos de uma vida

Retalhos de uma vida
Rita Seda

Uma colcha de retalhos se faz com um pedacinho deste, outro daquele, daquele, outro... Cores variadas, alegres, estampas de flores, de bolinhas, estrelinhas, listradinhas, variadas! E o efeito final demonstra a arte latente no coração de quem o fez.
E vai vestir a cama com grande charme.
Na vida da gente vemos uma porção de retalhinhos também. Uns grandes, outros menores, uns coloridos, outros desbotados como dia sem sol. A vida alinhava com destreza nossos retalhos. Ela não para de costurar. Não usa tesoura, nem usa agulhas, mas emenda que emenda e nosso tecido vai ficando cada dia mais parecido com a colcha de retalhos.A grande diferença é que nos retalhos da nossa vida não há nenhuma simetria. Diferentemente da colcha não há um retalho igual a outro. Cada um mostra-se diferente, mesmo quando aparecem as mesmas personagens. Mudam as fisionomias, as posições, as brincadeiras, as emoções...
Cenas de dor são menos freqüentes que as cenas de descontração e alegria. Retratos de viagens, saudade de quem está ausente, de quem se foi e agora é só um retalho orvalhado de lágrimas na grande colcha da vida. Cenas de sofrimento, desilusão, ao lado de cenas coloridas de gargalhadas e abraços, carinho e abnegação. Esta, do aniversário, comparo à das estrelinhas da colcha da cama. A bem florida é com certeza cópia do nascimento de algum filho. Flores e cores. Pranto e riso se misturam e formam a combinação perfeita. Das traquinagens me recorda as bolinhas e as bolonas! E este abraço, meu Deus, parece o retrato de um anjo salvando de um perigo...As paisagens coloridas e brilhantes dão um toque especial, mas ao seu lado um buraco engole casas e carros e pessoas. Dá, certamente, arrepios. Outro retalho, com um grupo tão feliz respira riso e canto! Não falta ninguém querido, está completo. Será que a trama ficaria melhor repetindo apenas este retalho? Afeto, carinho, é tudo que o faz vibrar! Paro, penso, vejo outros e concluo: na trama da vida há de se ter as cenas variadas, para que haja mais sabor, perfume,beleza, encanto e, assim, seja completa. É complicada de se ver e entender, mas o viver, garanto, o ter vencido, foi bom demais.