26 de janeiro de 2011 | By: Rita Seda Pinto

Papa João Paulo II












Papa João Paulo II

Rita Seda







Santa é a pessoa que viveu a sua fé e amor a Deus fazendo de sua vida um serviço de amor aos irmãos. Serve de modelo de vida e pode interceder a Deus por quem invocar sua ajuda.

Uma pessoa que marcou a história da Igreja no século XX e suas relações com o mundo foi o Papa João Paulo II. Por isso marcou a história da humanidade. Na primeira semana deste ano foi anunciada a sua beatificação, que ocorrerá a primeiro de maio de 2011. Quando falece, aos 84 anos, os jovens, que faziam vigília de oração e outras pessoas que lotavam a Praça do Vaticano, a 2 de abril 2005, gritavam a uma só voz:Santo súbito! Manifestavam o desejo que naquele momento já fosse reconhecido como santo quem o fora, de fato, em vida. Claro que para nós também já era e é. A Igreja, para declarar santa uma pessoa, é muito criteriosa. Há um longo caminho a percorrer, o processo só pode ter início após cinco anos da morte, há necessidade de testemunhas, documentos, comprovação de milagres. Um postulador é nomeado para coordenar o processo, até que, por decreto do Papa, seja considerado venerável, depois beato e por fim, santo. Ninguém vira santo depois que morre. E sabemos que existem no Céu muitos santos não canonizados... Quantos você e eu conhecemos! No caso de João Paulo II houve por bem abrir o processo logo após sua morte, já que sua santidade era tão amplamente reconhecida, que ocorreu essa manifestação assim que foi dada a notícia de seu falecimento. Quem viveu no seu tempo sabe o porquê. Na mocidade foi operário; até que perdeu a saúde foi atleta,artista, intelectual, e sabemos que viveu as agruras da segunda guerra com coragem excepcional. Exerceu o pontificado por 27 anos, nos quais se fez amar e admirar por católicos e não católicos. Cada visita a um país era uma verdadeira apoteose.Um dos fatos de sua vida que mais nos tocaram foi a visita que fez a quem atentou contra sua vida, levando-lhe o perdão.Gesto presente só em almas excepcionalmente generosas! O projétil que o atingiu está incrustado na coroa da Virgem, em Fátima, Portugal. Esse atentado provocou debilidade em sua saúde, antes tão forte, tendo sido submetido a diversas cirurgias. Nos últimos anos de sua vida foi acometido pelo mal de Alzeimer, minando de vez suas energias. Mesmo assim se apresentava diante das multidões com suas limitações humanas, com a mesma coragem e otimismo de quando esbanjava saúde. Poucos tem a humildade para fazer isso!

Nasceu em Wadowice, Polônia, a 18 de maio de 1920, tendo como pais Karol Wojtyla (era este também o seu nome) e Emília Kaczorowska, que faleceu quando ele tinha apenas 9 anos.Era conhecido em sua cidade pelo apelido Lolek.

Venerável Papa João Paulo II,rogai por nós!

1 comentários:

Silvinh@ disse...

Oi, Rita!!!
João Paulo II foi um homem incrível! Muito especial para nossa Igreja, para a Humanidade, para o Mundo. Grannnnnnnnnnnnnnnde exemplo de Santidade; MESMO EM VIDA.
João Paulo II foi testemunha da mensagem de salvação certamente através de seu vastíssimo magistério.
Sua fé, seu espírito de sua oração, seu sorriso e seu olhar sabia chegar ao coração humano.
No final de sua vida terrena, ele não escondeu suas limitações nem as dissimulava. Expunha-as aos olhos de todos porque era a demonstração de que superava a dependência física. O corpo era um mero pacote que ia se consumindo à medida em que as células iam morrendo, mas o Papa João Paulo II, como todos os cristãos, não viveu a velhice com a sensação de um final, mas sim como o preâmbulo de uma ressurreição.
O Papa João Paulo II despertou em nós cristãos a consciência do mundo. Foi grande advogado dos pobres, dos oprimidos e dos deserdados, lutou com toda sua autoridade moral contra a indiferença e o despotismo, e em favor do respeito à dignidade humana. Sempre seguro de suas certezas, proclamou e praticou a tolerância que tem sua fonte e sua raíz na autêntica liberdade do homem, e não a tolerância que parte da base de que tudo é relativo.
Uma das características que mais ficou marcada em mim; ao ver o Papa João Paulo II pelas suas peregrinações, foi seu carinho e sua atenção toda especial para com os jovens.
A figura do Papa atraia irresistivelmente aos jovens porque viam nele franqueza, alegria, felicidade.
Quando li na Veja de janeiro, que sua beatificação sairia em tempo recorde, no dia 1º maio, pela 'imponente reputação de santidade', fiquei muito feliz, não é pra qualquer um mesmo, né Rita; e sim para uma pessoa como você citou no começo deste artigo: uma pessoa que viveu a sua fé e amor a Deus fazendo de sua vida um serviço de amor aos irmãos. Despojamento, oração, serviço, testemunho, exemplo de fé, humildade,sabedoria...santidade!!!!

Excelente artigo! Parabéns Rita, minha amiga!
J
oão Paulo II, rogai por nós e por nossas famílias!!!!

Beijos, forte e carinhoso abraço!!!

Silvinha

Postar um comentário