4 de março de 2011 | By: Rita Seda Pinto

Nhá Chica de Baependi

Nhá Chica de Baependi
Rita Seda


Junto com a notícia da beatificação do Papa João Paulo II recebemos outra, também alvissareira: Nhá Chica será beatificada em maio.Teremos uma Beata Mineira!
Vamos conhecer um pouquinho da vida de Nhá Chica. Seu nome é Francisca de Paula Jesus Isabel Nasceu a 26 de abril de 1810, no distrito de São João del Rei, Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno.Foi batizada na Igreja de Santo Antônio, naquela localidade e nós tivemos a graça de conhecer a pia batismal que a fez uma cristã. Foi tudo por acaso, passávamos na estrada e uma placa anunciava o fato. Devotos dela, não poderíamos deixar de visitar o local. Era uma pessoa sem o mínimo conhecimento das letras, Levou uma vida virtuosa, para o trabalho e para Deus, numa casinha humilde, em Baependi. Devota fervorosa de Nossa Senhora da Conceição, com quem tinha a graça de conversar. Daí ter recebido o pedido de construção de uma capela onde a Virgem Maria fosse venerada. Contratou o pedreiro, que lhe fez a relação do material necessário. Com ajuda do povo, que a essa altura já conhecia seus dons excepcionais, pôde comprar os tijolos de adobe. A certa altura da obra o pedreiro lhe disse que o material ia faltar, ao que ela respondeu que a “Dona da Capela” resolveria. Terminada a obra, com o material existente, foi colocado o último tijolo...Não faltou e nem sobrou! Pronta a capela, Nossa Senhora pediu-lhe para comprar um órgão para acompanhar as celebrações. Ela foi falar com o pároco, Mons. Marcos Pereira Gomes Nogueira e só então ficou sabendo que órgão era um instrumento musical. E caríssimo... Recebeu nova orientação de sua Senhora, voltou ao pároco e lhe disse que no Rio de Janeiro, na Rua São José, 73, chegara o órgão que ela deveria comprar. Nova doação do povo e o músico Francisco Raposo, que tem descendentes em nossa cidade, foi incumbido de ir comprá-lo e despachá-lo. Veio de trem até Barra do Pirai,chegando ao destino em carro de boi. Marcado o dia para a sua inauguração, o maestro dedilhou o teclado e...nenhum som saiu. Pensaram todos que fosse efeito do transporte ou tivesse defeito. Logo, Nhá Chica, foi dar uma prozinha com a Virgem Maria e avisou-lhes que a inauguração seria no dia seguinte, às 15 horas.E acrescentou: deveriam cantar a Ladainha. E realmente, deu tudo certo, pelas mãos exímias de seu Francisco Raposo e coro do povo. Conto isso para revelar um pouco da alma simples e confiante de Nhá Chica. Em nossa família temos muitos devotos seus.Começou com minha mãe, que ao chegar ao Brasil pelo porto do Rio de Janeiro, fixou morada, com seus pais e irmãos, em Baependi. Nhá Chica ainda vivia. Faleceu a 14 de junho de 1895, imagino que, entoando a Ladainha e a Salve Rainha! Se Deus o permitir gostaria de presenciar o ato de sua beatificação. Que honra para a filha da Dona Pepa, que a conheceu tão de perto! E certamente para o escritor Paulo Coelho, um de seus inúmeros miraculados.

4 comentários:

Silvinh@ disse...

Que ótima notícia, Rita!!!
Mais uma Beata brasileira, e mineira uaiiii!!!
Que coisa boa!
Sabe que eu não conhecia Nhá Chica???
Quem me apresentou Nhá Chica, foi Ritelisa. Pois é...Foi o ano passado, em junho, quando se comemorava o 115º Aniversário de Morte de Nhá Chica...
Em uma de nossas conversas via email, Ritelisa citou a Nhá Chica... E como eu não a conhecia, juntamente com um livro que eu tinha adquirido de Ritelisa; ela gentilmente, me enviou um folder, uma oração e uma medalhinha de Nhá Chica....kkkkk...A levo comigo na carteira.
Agora, Nhá Chica já faz parte de minhas orações...exemplo de mulher simples e humilde, exemplo de vida cristã a seguir e a pregar....
Com certeza você irá presenciar a Beatificação de Nhá CHica. kkkkkkkk

Deus há de permitir!!!

Nhá Chica, rogai por nós e por nossas famílias!

Beijos, forte e carinhoso abraço!!!

Silvinha

Ivon disse...

Parabens. A história de seus pais é semelhanta a dos fundadores da cidade de Santa Rita. Eles vieram da Europa, no caso, Portugal, e se fixaram e Baependi para depois virem para cá.

Maria Rita Sobrinha disse...

Tia Rita
Conheci um pouco da historia de Nhá Chica.
Sabia de seus devotos e suas obras.
Mas suas visões e missão não sabia.
Mas que ela tinha construído a Capela.
Não sabia que Dona Pepa morou lá.
Sei que minha cunhada Laliza é de lá,
e por isso e por Tio Zé ter morado em Cruzília fui muito em Baependi.

Rita Elisa Seda disse...

Foi maravilhoso ver a Pia Batismal da Nhá Chica, conhecer o pequeno povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes, lembranças que estão vivas em minha memória e ainda mais... filmei tudo... e de vez em quando assisto com carinho e dedicação à Santa de Baependi!

Postar um comentário