26 de abril de 2011 | By: Rita Seda Pinto

TECENDO A VIDA

Tecendo a vida...
Rita Seda

Sempre gostei de fazer um trabalhinho manual. Com mais ou menos sete anos minha querida prima Ditinha Pata ensinou-me a fazer sapatinhos de tricô. Devo esse meu gosto grande parte a ela. Que enorme paciência precisou para ensinar-me, com tão tenra idade. Mas valeu, Ditinha! Obrigada, novamente! Daí por frente, fui me aperfeiçoando, tricotei muitos casaquinhos para sobrinhos, amigos e, é claro, para meus filhos! Quando Letícia começou a andar fiz para ela um vestido rosa, lindo de morrer, cheio de pregas que o próprio trabalho ia formando. Só restou uma foto... Quando Ivon Jr. nasceu, minha vizinha teve seu filho na maternidade de Itajubá e lá comprou um casaquinho azul tão lindo que Édina Carneiro apelidou de paletózinho do príncipe. Todas queríamos fazer um igual, mas não tínhamos receita. Apelei para toda minha capacidade de tricoteira e consegui desvendar os segredos daquelas bonitas listas horizontais, de outra cor, que enfeitavam a sua frente e fiz a receita para todas. Transformar um novelo de lã em uma peça para vestir, depende do primeiro ponto e muita disciplina. Eu sempre marcava a tarefa para o dia, o prazo de terminar, e misturava tudo com o entusiasmo e a fé. Sem esses ingredientes não os realizaria nunca. Um dia ganhei do Ivon uma Lanofix. Máquina de fazer em um dia o que eu gastava, no mínimo quinze... Foi Dona Salma Kallas, a amiga paciente e artista em tricô e crochê, que me ensinou a lidar com a máquina. Obrigada, Dona Salma! Nunca esquecerei suas lições. Mas, fazer à mão tem um encantamento especial. É como pegar um terço e pausadamente, ir de conta em conta, subindo meia centena de degraus até chegar mais perto de Deus e de nossa Mãe. É como Jesus, que deu um primeiro passo e, penosamente, foi subindo o íngreme calvário, para consumar sua paixão na morte. Ele sabia o que o esperava, mas, sabia, também, que de cada passo seu, dependia a salvação do mundo. Podia salvar de outro modo... Não temos as lanofix, hoje moderníssimas?Ele também teria outras maneiras! Mas já estava previsto pelos profetas tudo que ia sofrer e Ele não recuou. Sob a cruz, enfrentou dores e humilhações, traições e negações, caiu por três vezes e, ensangüentado, retomava o caminho, por amor a nós. Jesus teceu a nossa Salvação ponto por ponto, passo por passo, prego por prego, gota a gota de sangue. Sua ressurreição venceu a morte e por ela todos nós podemos ver brilhar a vida que Deus Pai criou para toda a criação. Mas é preciso cuidar melhor da casa de todos nós: o ameaçado planeta terra!

0 comentários:

Postar um comentário