14 de abril de 2011 | By: Rita Seda Pinto

A voz humana- singela homenagem

A voz humana- singela homenagem
Rita Seda

Você já parou para ouvir sua própria voz? Se ainda não, faça isso. Nós estamos acostumados a ouvir a voz dos outros, a gostar de algumas, a implicar com outras, a ser fãs de cantores, atores e locutores e é a voz que nos leva a isso. Já imaginou que a voz é o único instrumento musical que não foi criado pelo homem, mas, sim, por Deus, seu Criador?É tão perfeito e o carregamos dentro do nosso corpo. É o único instrumento vivo. A voz é muito importante para o ser humano, está intimamente ligada à necessidade que temos de nos comunicar e agrupar. Além disso, cada pessoa tem uma voz única e especial, com características singulares. Vem a ser a fonte de nossa expressão sonora. Claro que podemos nos expressar através de gestos, e que muitas pessoas acompanham a emissão da voz a um gesticular impressionante... Saudade da mamãe! Como gesticulava quando falava! E olhe que falava muiiiiiito! A voz demonstra nosso estado de alma. Observe a fala de alguém cansado, ou triste, alegre, calmo, nervoso e note como a voz soa diferente em cada circunstância. Muda de intensidade, altura, inflexão, timbre. Observem nos noticiários da TV, as pessoas, homens e mulheres, quando estão passando por uma grande comoção e notarão esse detalhe. A voz não nos deixa mentir... Precisamos cuidar da nossa voz: não gritar, usar um tom normal. Não ingerir líquidos em temperatura em extremo: nem muito gelada, nem muito quente. O fumo e o álcool são altamente nocivos à voz. Outro fator perigoso para a voz é o ar condicionado pela redução da umidade do ar. E também os alimentos muito condimentados, pois eles provocam azia, má digestão e em conseqüência o refluxo, que queima as pregas (cordas) vocais. Neste dia da Voz quero fazer minha homenagem a um conterrâneo, que recebeu de Deus o dom de uma voz maravilhosa: Waldir Lemos. Tenho imenso prazer em curtir uma bela voz. Mas entre tantos CDs de grandes cantores que rolam por aí, para mim, o número um se chama Mãe Iluminada. Primeiro, pelo objetivo de homenagear sua querida mãe. Segundo, pelas lindas composições do próprio autor. E especialmente pela voz do intérprete. Sou fascinada por essa voz. Não há uma voz masculina, na atualidade, tão melodiosa, tão natural e inebriante como a dele. E aqui tão perto de nós! Meu coração vibra de emoção quando ouço meu amigo Waldir Lemos soltar seu vozeirão, em nosso Santuário, numa humildade e simplicidade ímpares, como ímpar é sua voz.Agradeço a Deus pelo dom com que agraciou nosso querido Waldir.

1 comentários:

Silvinh@ disse...

Oi Rita, bela homenagem!
Ouço demais minha voz, pois é meu instrumento de trabalho, dependo e muito dela...
Além de colocá-la à disposição de Deus no Ministério de Música de minha Paróquia...
SERVIR A DEUS ATRAVÉS DA MÚSICA,DO CANTO...É BOM DEMAIS!!!
Sabe que estes dias tenho estranhado demais minha voz. Andei gripada e com uma tosse alérgica daquelas!!! Aí sim me dei conta que estou maltratando minha voz. Não estou cuidando da minha voz como deveria. Voz rouca, e em alguns dias, meio sem voz e desafinada...
No dia a dia acabo esquecendo que devo cuidar da minha voz e acabo exagerando...gelado, ar condicionada, ventilador...
Não há voz que aguente, né Rita!!!
Parabéns, Rita!!! Muito bem lembrado!!!

VOU CUIDAR E MUITO BEM DA VOZ QUE DEUS ME DEU!!!

Beijos, forte e carinhoso abraço!!!

Silvinha

Postar um comentário