21 de junho de 2011 | By: Rita Seda Pinto

Carinho...para alguém muito especial!

Carinho
Rita Seda

Todos os netos são igualmente queridos, não há dúvida! Cada um tem sua peculiaridade, mas para a avó, todos têm o mesmo espaço no coração. A gente chora a mesma lágrima de saudade, canta a mesma cantiga quando sabe que algum está para chegar e quando chega, é aquele alvoroço gostoso. Claro que tem algumas diferenças. Principalmente ao se preparar um lanche ou uma refeição. Igualzinho acontece com os filhos. Enquanto ainda não nos atacou a famosa doença de nome alemão, a gente se lembra com carinho da preferência de cada um. E enquanto pode, vai fazendo, para o regalo deles e satisfação da gente. Escrevi tudo isso para ninguém dizer que eu tenho preferências!!! É que hoje, procurando algo, encontrei uma folha de papel escrita por uma neta. Parei com tudo e fui namorar aquela página de um caderno escolar, que mexeu profundamente com o meu interior. Ela era uma adolescente, hoje é casada, mora longe, tem um filhinho lindo, que mata de saudade a bisa... Tem um trecho em prosa e outro, em quadras. Acredito que, sem vê-lo ela nem se lembrará mais do que escreveu. Mas tudo o que ela quis dizer na oportunidade, era uma mistura de seriedade e romantismo, de sonho e ambição,decidida a fazer algo para alertar as humanidade quanto às péssimas condições de vida no planeta. Fico emocionada com suas idéias, e vou me lembrando de outras que ela não só escreveu, mas pôs em prática. Nessa mesma fase, a adolescência, vivendo-a de modo normal como todas as outras jovens, ótima estudante, querendo aprender de tudo, desde comidas japonesas a bijuterias, muito esperta para ajudar nos afazeres domésticos, coroinha na paróquia que freqüentava, queria influenciar a prefeitura a adotar a coleta seletiva do lixo. Morava em Varginha. Contatou as rádios, jornais, convocou os colegas, entrevistou o prefeito... A idéia era muito boa, mas naquele momento não se concretizou. Ficou em mim a lembrança de uma garota inteligente, audaciosa, com idéias avançadas e vontade de melhorar o planeta para que houvesse condições mais favoráveis de vida...

Estudou, trabalhou, ainda trabalha e é funcionária eficiente. Menina de valor, hoje mulher-mãe realizada, sem deixar de lado seu lado romântico e amoroso, que de tantos beijos no avô chegava a lambê-lo no rosto... A vida separa a gente das pessoas amadas. Temos hoje contatos tecnológicos que quebram o galho e a saudade! Mas uma folha de papel, escrita e esquecida numa gaveta, sem pretensão nenhuma, torna-se um veículo que comunica diretamente ao coração de uma avó, roído de saudade!
Quem advinha quem é?

3 comentários:

Ivon disse...

Rita, você me comoveu e colocou saudades no meu coração. Saudades da Paty e do Rafinha, saudades dos outros netos e bisnetos.
Deus nos abençoa copiosamente. Bendito seja Deus

Silvinh@ disse...

Huuummmmmmmmmmmmmmmmmm vou chutar, hein Rita!!!
Pela sua descrição e pelo pouco que conheço Letícia ( que presa sempre por questões ambientais, vi e muito em seu blog - Ecologicamente correto) só pode ser Patrícia, filha de Letícia; que com certeza herdou da mãe, o amor a natureza, que desde adolescente se preocupava com a preservação e conservação da natureza, querendo, com suas ações conscientizar a Humanidade da importância de cuidar do NOSSO PLANETA. Acertei???

Maria Rita disse...

Tia Rita

Pelo visto é filha da Leticia - que tempo não a vejo pessoalmente só pela internet.
E como é bom saber da sua preocupação pelo nosso planeta.
Poucos pensam nele como nossa morada.
E que somos nós (cada um) que devemos cuidar dele para que continue a nos dar o que precisamos para estarmos vivos.

Postar um comentário