27 de agosto de 2011 | By: Rita Seda Pinto

Doces reminiscências






Doces reminiscências
Rita Seda

Sabe quando, inesperadamente, você vê algo que foi importante em sua vida, não importa o tempo, que não saiu de sua memória e que lhe tira o fôlego, fazendo vibrar as cordas mais sensíveis de sua emoção?Aconteceu comigo, numa visita que fiz ao Seminário de Pouso Alegre. Em cima de uma mesa vi um melão incomum. Mais parece uma bexiga de mortadela. Dá para enganar quem não conhece... Há quanto tempo não via um! Aquela imagem comprida, gordinha e vermelha, alem do perfume inconfundível, levou-me ao passado. Era uma das plantações do meu pai. Lembro-me bem, uma planta trepadeira como um maracujá ou um chuchu, que, certa vez, subiu até o telhado do armazém da empresa de transportes dos meus irmãos, ali onde ficava a horta da minha mãe e a mangueira que foi cortada no dia do meu casamento... Essa mangueira marcou um dia muito feliz na minha vida. Os melões eram vistos de longe, esparramados sobre o telhado, seguros por talos grossos. Bela visão!Já que ganhei o melão vou tentar cultivar a espécie. Será tão gratificante para meus olhos como está sendo para minha alma. E dessa maneira meus filhos poderão perpetuar a espécie quando eu não estiver mais aqui... Poderão saborear sua polpa suculenta ou fazer delicioso doce rosado que tantas vezes devorei! Minha filosofia de vida é resguardar do esquecimento as coisas boas da vida. Eta melão gostoso!Transportou-me pelos meandros da memória a um passado tão gostoso quanto...

2 comentários:

Silvinh@ disse...

Rita minha amiga, tenho certeza que este melão, em si, não te trouxe tanta felicidade, tanta realização, quanto satisfação...Quanto voltar ao passado, que a fez reviver, como num filme, momentos muito especiais para sua vida e , certamente, momentos que fez sua alma reviver emoções, que ficaram para sempre no seu coração, na sua memória...TUDO MUITO LINDO!!! Cheiro de vida, vivida com amor, sensibilidade, simplicidade...AMO MUITO TUDO ISSO!!!

Leticia Seda disse...

Mamãe,
pude provar o delicioso doce feito com este melão.
Eu ainda acho que é da família da moranga. Delicioso doce... Acho que ficou mais saboroso por ser adocicado com suas lembranças e que gosto tanto de participar. Vamos tentar perpetuar este melão que durante minha vida ouvi a sra. contar e que agora, por benção divina, a sra. encontrou.
bjos
Leticia

Postar um comentário